sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Perdeu, Playboy!

     Esta charge fiz exclusivamente para minha página do IPERNITY. Foi uma brincadeira relacionando e comparando o Inglês com o Esperanto. O bonitão anglófono perde a bela dama de vermelho para o Zamenhof, o iniciador do Esperanto que é velhinho, baixinho e careca. O texto está repleto de erros tanto no inglês quanto no esperanto, o qual eu havia começado a estudar há pouco tempo...hoje estou um pouco melhor...só no esperanto, hehehe! Traduz-se mais ou menos assim:
Bonitão: "Querida?"
Dama de vermelho:
Inglês - " Desculpe-me meu doce."
Esperanto - "Você é charmoso e sedutor, mas muito complicado! Por isso prefiro ele, que é muito mais simples e interessante do que você...além de ser também uma gracinha!"

Desenho: Papel sulfite comum, lápis e caneta para retroprojetor.
Cores: Corel PhotoPaint
Montagem e textos: Corel Draw
Eder Benedetti

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Lukasz

     Bem, este retrato e alguns outros que postarei aqui, eu fiz para a revista "FRESXO" lá da Polônia. A história é a seguinte:
Conheci o Editor dessa revista, o sr. Marian Zdankowski através do site de relacionamentos IPERNITY. Depois de alguns contatos e de ver meus trabalhos ele me pediu para fazer algumas caricaturas de esperantistas notáveis lá da Polônia para uma edição especial da revista. É claro, como todo bom editor, ele pediu tudo em cima da hora. Resultado: passei uma semana inteira fazendo as ilustrações a toque de caixa. Terminei e enviei tudo por e-mail. Resultado: depois de 2 anos ainda não vi essa tal edição especial... ela até saiu sim, mas sem minhas ilustrações, as quais ele elogiou muito (se gostou, porque não publicou?).
     Após estes dois anos, resolvi retomar posse das ilustrações, publicando-as tanto aqui como na minha página do IPERNITY. O sr. Zdankowski chegou a publicar outros desenhos meus e até enviou algumas revistas para mim, mas que fim levou as tais ilustrações na mão dele, eu não faço idéia.


Traçado - Corel Draw / Pintura - Corel PhotoPaint
Eder Benedetti

Ed & Pris

      Esta capa da revista BRAZILEI é falsa, não existiu. Foi uma brincadeirinha que fiz com o meu amigo e "esperantmajstro" Roberto Tenório, onde eu lanço sua candidatura para a presidência da UEA (Associação Universal de Esperanto), sediada laaaá na Holanda! Foi brincadeira sim, mas se ele realmente se candidatar, meu apoio(o qual não vale lá muita coisa) ele já tem. Esta ilustração do ED&PRIS da capa é a mesma da edição nº7 de 2008, esta sim, verdadeira.

Ilustração ED&PRIS - Papel sulfite comum, lápis mais comum ainda e todas as cores e firulas per Corel PhotoPaint.
Diagramação da falsa capa - Corel Draw

Eder Benedetti

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Dia de Chuva

      Fiz esta ilustração para o poema "PLUVO"(CHUVA) para a revista BRAZILEI nº7 de 2008 (Edição esta que conta também com uma ilustração minha na capa), a qual momentaneamente está com sua página fora do ar para manutenção. Assim que voltar eu incluirei um link aqui.
    
Papel sulfite comum, caneta hidrográfica e, é claro, uma ajudinha do Corel DRAW.
Eder Benedetti

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Desenho- O Senhor no Trem


      Este desenho fiz de um senhor muito simpático, que vendia no trem, algumas brochuras com pensamentos e poemas de sua autoria.
      Eu admirei muito não só a qualidade de sua obra, que apesar de usar formas simples era plena de muita sabedoria, como principalmente a atitude dele de sair e ganhar seu dinheirinho de forma honrada oferecendo algo de realmente seu. Eu, é claro, comprei dois exemplares.

Papel sulfite, lápis e caneta para marcar CD
Eder Benedetti

Esboço- Mordaça



      Um instante de reflexão a respeito da CENSURA, que de forma ignóbil, ignorante e bizarra vem tomando corpo novamente no meio de nossa sociedade...Humpf! Eu me apiedo da ignorância desse tipo de gente que ainda pensa que a liberdade pode ser emudecida.

Papel Canson, Lápis e Nanquin aguada.
Eder Benedetti

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Desenho- O Casal


      Este desenho eu fiz após ler um texto de um amigo meu da Alemanha, um senhor de Cinqüenta e tantos anos chamado Cesar(Kaiser), intitulado em Esperanto " Cxu vi ankoraux memoras pri tio?" - em português: "Você ainda se lembra disso?", onde ele descrevia uma cena de sua juventude com sua namorada, que aliás, é sua esposa até hoje.
Fiz tudo sem muita pretensão, mas ele adorou!

Feito a lápis e borrado no Corel PhotoPaint.
Eder Benedetti

Esboço- Olhar


Rabisquinho a lápis, apenas um estudo sobre os olhos femininos.
Eder Benedetti

Ilustração- Max Cuidando da Terra


      Ilustração para o personagem MAX, o empreendedog, de Ana Célia Ariza, dedicado ao empreendedorismo infantil.

Vetorizado e arte-finalizado no COREL Draw.
Eder Benedetti

Caricatura de Zamenhof

      Essa é um retrato de Ludwik Lejzer Zamenhof, criador da língua neutra internacional Esperanto.


ArtRage
Eder Benedetti